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Covid-19: Dicas para vencer a crise com marketing digital

O marketing digital é uma realidade entre as empresas que buscam inovação, resultados mais acelerados, assertividade de público e custos mais baixos. No entanto, em tempos de crise, a estratégia se tornou essencial para as marcas que desejam reagir durante este período de luta contra a Covid-19.





As medidas de isolamento e fechamento do comércio impactaram muitas empresas, principalmente as que dependem de seus pontos de venda físicos. Os negócios online também apresentaram uma baixa nas vendas, por conta do momento de incerteza. No entanto, o período de isolamento mantém as pessoas mais conectadas, o que pode ser uma grande oportunidade para apostar em estratégias digitais. Por isso, separamos algumas dicas para os empreendedores que desejam divulgar os seus serviços na internet.



9 dicas de como usar o marketing digital a favor do seu negócio:


1. Aposte nas redes sociais


Sua empresa está nas redes sociais? Se a resposta for negativa, está na hora de apostar nas plataformas de relacionamento. Crie um perfil, faça um resumo sobre a sua marca na bio, inclua uma imagem de perfil e uma capa que identifiquem a sua marca e monte um plano de ação. Caso não tenha muito conhecimento na área, procure uma agência de marketing digital


2. O site da sua empresa é seu cartão de visitas


Ter um bom site também é importante para quem deseja investir em marketing digital. Se você ainda não tem uma plataforma, essa é a hora certa para investir. Alguns pontos são essenciais na hora de construir a sua página, como a navegabilidade, SEO, mobile friendly, design, blog, entre outros. Assim, você poderá divulgá-lo em links patrocinados (Google Ads e Facebook Ads), apostar em conteúdo rico e fortalecer a sua marca na internet.


3 – Defina metas


Antes de criar campanhas online é imprescindível definir os seus objetivos. Assim, você pode escolher a melhor estratégia. Por exemplo, se o seu objetivo é gerar leads, você pode apostar em um conteúdo rico e uma landing page.

Para quem possui um e-commerce e pretende diminuir a porcentagem de carrinhos abandonados, o remarketing e a oferta de descontos são soluções que podem gerar um resultado positivo.


4 – Defina suas personas


Conhecer o seu público alvo é fundamental. Muitos negócios falham porque não sabem identificar quem são os seus clientes ideais. Para definir suas personas você pode entrevistar os seus clientes e descobrir quais são seus hábitos e preferências. Entender o comportamento do consumidor é o primeiro passo para definir as estratégias, canais e linguagem adequada.


5 – Identifique a mudança de comportamento do consumidor


Por conta do isolamento social, as pessoas mudaram a sua forma de consumir. Observar essa transformação e se adequar a esta nova realidade pode ser uma atitude decisiva para o futuro e saúde do seu negócio. A internet já era uma realidade no mundo antes da disseminação do coronavírus, mas, por conta do atual cenário, as pessoas estão mais conectadas e tentando viver uma vida "normal", utilizando com mais frequência os recursos e serviços online.


6 – Humanize sua marca


Mostrar para os clientes como a sua empresa está se adequando à realidade atual pode fazer a diferença. Compartilhar os bastidores e mostrar os cuidados que estão sendo tomados neste momento pode passar mais credibilidade. Aqui na BGWeb, por exemplo, nós já tínhamos a "cultura do home-office" uma vez por semana. Agora, adotamos a prática integralmente. Além disso, criamos produtos com preços especiais para as empresas que possuem menos recursos para investir em marketing digital.


7- Não pare de gerar leads


Sabemos que boa parte das empresas estão tendo dificuldades de fechar negócios, mas continuar a gerar oportunidades deve ser uma das premissas da sua empresa. Primeiro, porque mesmo em tempos normais, muitas pessoas já chegam até o seu site, mas ainda não estão preparados para a compra. No entanto, elas podem se tornar potenciais clientes no médio e longo prazo. O mesmo vale para o período de isolamento. Por isso, invista em um blog e em conteúdos ricos que te ajudem a qualificar esse lead. E não esqueça de produzir materiais para todas as etapas da jornada de compra.


8 – Solucione as reclamações


Quando você possui um negócio é praticamente impossível manter a satisfação dos clientes em 100%. Problemas podem acontecer em qualquer segmento. E com a crise que estamos enfrentando, muitos serviços e compras estão sendo cancelados. Por mais difícil que seja, é preciso dar suporte aos consumidores, pois isso pode fazer toda a diferença lá na frente, além de gerar mais confiança na sua marca. Essa é uma excelente oportunidade de reter clientes e criar uma relação mais próxima.


Vale ressaltar que as pessoas estão se preocupando mais com a reputação das marcas. Por isso, pesquisam e pedem indicações antes de fechar um negócio. Ou seja, a saúde da marca é um fator determinante na decisão de compra.


9 – Analise seus resultados


O marketing online oferece diversas soluções a curto, médio e longo prazo, mas nenhuma será eficaz se você não mensurar os seus resultados. Se você decidir investir em Google Ads, que é um anúncio mais voltado para quem está mais preparado para compra, você precisa avaliar se as palavras escolhidas estão fazendo efeito. Se não estiver performando como deveria, mude a estratégia. Apenas colocar um anúncio no ar não garante resultado.


Caso não tenha conhecimento das plataformas e métodos, procure uma agência de marketing digital para te auxiliar. Aqui na BGWeb nós estamos com pacotes e preços especiais para as empresas que precisam de auxílio neste momento tão difícil. Conte conosco e #fiqueemcasa!

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